Introdução
Tema do nosso projeto e a produção do casaco de pele. Então pensando nesse assunto nos lançamos a pergunta: o animal sofre durante o processo de produção do casaco de pele
O casaco de pele surgiu na Europa, mais precisamente na Espanha e na Itália, onde a maior parte da população usava para se aquecer do frio intenso.
¢ A produção intensificou-se mais na sociedade depois do êxodo rural da população, onde o número de fábricas e industrias aumentaram, portanto uma produção maior dos casacos e um aumento nas vendas. O auge mesmo foi na década de 50/60.
Tipos de Caça
¢ Envenenamento - já tendo o conhecimento dos hábitos da presa, o caçador coloca um veneno na carcaças de animais mortos.
¢ Caça no pio - um objeto de bambu que emite um som semelhante a de um macho, fazendo com que as fêmeas se aproximem.
¢Gatoeiras - é uma caixa com dois compartimento, sendo a primeira para capturar a presa de maior porte e a segunda para as de menor porte
¢ Caca com tacape - em sua maioria na sociedade indígena que usam uma arma de madeira para quebrar o crânio do animal
¢
¢ No processo de transformação do casaco de pele, envolve o aplicamento de uma série de substâncias tóxicas, como o Metanol, que tem como objetivo prevenir a decomposição.
Por causa desses produtos tóxicos que são jogados no solo, afeta os lençóis de águas subterrâneas, que prejudica a vida tanto dos animais marítimos como os dos seres humanos.
Direitos dos animais
¢ 1978- criado, na França, a Declaração Universal dos direitos dos animais, por George House.
¢ Objetivo: indicar diversos artigos protegendo os animais dos possiveis maus tratos dos seres humanos.
¢ Alguns artigos dessa declaração são:
¢ 01) Todos animais tem direito a vida
¢ 02) Todos os animais tem direito ao respeito e proteção do homem
¢ 03) Nenhum animal deve ser maltratado
¢ 04) Todos os animais selvagens tem direito de viver livre no seu habitat
¢ 05) O animal que o homem escolher como companhia, jamais deve ser abandonado
06) Nenhum animais deve ser usado em experiências que lhe cause dor.
Conclusão
¢ Na confecção de casaco de pele, constatamos o mau trato e a falta de respeito aos direitos dos animais, além da extinção de determinadas espécies alterando e desequilibrando diversos ecossistemas e a biodiversidade.
¢ Uma das soluções adotadas foi a substituição na confecção dos casacos por materiais sintéticos como o uso de fibras naturais.
Com a confecção de casacos sintéticos, diminuíram os maus tratos com os animais
Oi, meninas.
ResponderExcluirAqui está a lista de blogs da sua classe. Bom trabalho.
Bjs
Mô
1)http://grupo9darqui.blogspot.com
2)http://trabalhodeciencias9d.blogspot.com/2010/09/porque-o-consumismo-exagerado-afeta-o.html
3)http://casacodepelenao.blogspot.com/
4)http://grupobiodiversidade.blogspot.com/
5)http://gostamosdeciencias9d.blogspot.com/
6)http://grupodecienciasn279d.blogspot.com/
A Mônica esqueceu de postar o blog que tava faltando: http://impactomeioambiente.blogspot.com
ResponderExcluirGostei bastante da abordagem detalhada do processo de produção do couro e da caça, além disso, não tinha a mínima idéia de como eram bem estruturados os direitos dos animais. De forma geral da para se ter uma boa idéia de como empresas infrigem a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, maltratando des da caça até no processo de produção do casaco. Porém seria legal abordar como curiosidade como empresas utilizam animais para testes de produtos.
Bruno, 8, 9ºD
Bruno,
ResponderExcluirobrigada por gostar do nosso artigo, realmente, os impactos do casaco de pele não são muito conhecidos pelas pessoas em geral, e é legal que elas saibam o quanto isso prejudica o meio ambiente...
bjs
Giovana, 16
O trabalho foi bem estruturado, com a história dos casacos de pele, e logo após os modos de caça, bem interessantes, e com um fechamento sobre os direitos dos animais.O único ponto em que houve algo que não foi bem esclarecido, foi em relação à conclusão, mais especificamente no segundo tópico, pois vocês dizem que a confecção dos casacos poderia ser feita por materiais sintéticos, como fibras naturais, mas^deveria ser melhor descrito, pois um exemplo de fibra natural, é a soja, mas o quanto se polui a atmosfera para retirá-la. Mas de resto está excelente, parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirAndré Luis Ribeiro Bernal Filho,nº5, 9ºD.
Oi!
ResponderExcluirEu achei o seu trabalho muito interessante! É um tema que eu nunca havia realmente pensado, mas realmente nos faz pensar que os animais também são seres vivos e que mereçem direitos. Eles não deveriam ser utilizados como objetos, e é bom saber que pelo menos algumas pessoas tem consciência disso e estão lutando para acabar com isso, criando direitos para os animais mal-tratados.
Igor Luiz Argani, N°20, 9°D
André,
ResponderExcluirrealmente, faltou a nós explicarmos um pouco mais sobre as fibras... vc está certo.
Igor,
obrigada pelo comentário! ainda bem que gostou!
bjs
Giovana
Parabéns meninas, o tema abordado por voc\~es possui de uma tremenda impotancia de nossa sociedade , a conscientização por nossa parte é extremamente essencial em nossa vida , e em uma sociedade capitalista em que só pensa no dinheiro e não nas causas que possivelmente virão futuramente, Parabéns , um beijo , muita competencia e seriedade , um abraço
ResponderExcluirMatheus Perez Gomides , N° 23 !
Muito bem descrito, confesso a voces que não achei nenhum defeito que comprometa o trabalho, pois além de ser muito bem formatado fala de um assunto que nos faz sentir felizes por saberemos que assim como existem pessoas que matam animais apenas pensando em sigo mesmos (e em seu lucro),existem pessoas concientizadas que defendem e vigorizam os direitos dos animais que como nos não deixam de serem seres vivos
ResponderExcluirVinicius Ciasca n°35 9°D
Olá garotas novamente , queria parabeniza-las novamente ! Mulheres tenho uma duvida sobre o assunto de vocês , como o governo pode restringir a produção de casaco de pele sobre os animais afetados ? Por favor se puder responda-me no blog do protocolo de Kyoto, obrigado .
ResponderExcluirMatheus Perez Gomides,N°23
Matheus, eu acho que o governo poderia investir mais na fiscalização das indústrias de confecção de casaco de pele, já que a falta dessa fiscalização é algo que faz com que as leis dos direitos dos animais não sejam cumpridas. Mas, não é somente dever do governo ajudar para que isso acabe, nós também podemos ajudar divulgando mais sobre o assunto, fazendo com que as pessoas se conscientizem.
ResponderExcluirThaís Faria, nº31
Estou adorando o debate. Vcs são todos muito fofinhos.
ResponderExcluirBjs
Mõnica
Concordo com a Thaís, pois uma das dificuldades que existem é a falta de leis mais rigorosas, e uma melhor fiscalização em indústrias deste tipo. Mas o que deve mudar não é só isso, pois o principal está dentro de cada um, ou seja, todos tem de mudar, e não só esperar este fato do Governo, as mídias deveriam criar nas pessoas(influenciar elas) culturas sustentáveis, para a criação de um mundo melhor.
ResponderExcluirAndré Luis Ribeiro Bernal Filho,Nº5,9ºD.
No Brasil falta fiscalização, nos EUA, falta ética na população capitalista, onde dinheiro é mais importante do que as pessoas ou o planeta.
ResponderExcluirGiovana, 16
Giovana,
ResponderExcluirAcho que o dinheiro não é mais importante do que as pessoas ou o planeta só nos EUA. Em que país você acha que você vive?
Querido Anônimo,
ResponderExcluirNão é apenas nos EUA (óbvio) que pensa apenas no dinheiro... Todos os países pensam assim, vc tá certo, o Brasil é um deles.
Falei nos EUA pq é em especial neste país onde o capitalismo e o consumismo são maiores. Se vc um dia for para lá (ou ja foi, não sei) deve ter percebido que absolutamente em TUDO, tudo é feito para consumir e, como pode ter percebido na nossa nova postagem, as propagandas induzem a gente comprar, mesmo que muitas vezes o que ela diz é errado.
Se vc for ver como a Nike, que é um produto norte-americano e conhecido mundialmente, usa crianças na China para fabricarem seus produtos, ganhando uma miséria... É lógico que é errado. E no Brasil também deve ter crianças que trabalhem assim como na China. Não duvido.
Uma coisa que eu quero deixar claro é que os EUA não são "bonzinhos" como a mídia fala, os que sempre ganham as guerras ou que estão na primeira posição do G-20...
Mas, obrigada por comentar e ter entrado no nosso blog :)
Giovana
Oi meninas,
ResponderExcluirVocês tocaram em um assunto que realmente precisa da conscientização da população, por ser tão nocivo para os animais em questão. Gostamos de termos descoberto os tipos de caça utilizados, apesar de sermos contra eles. É gratificante saber que existe de fato direito dos animais, porém, achamos que eles deveriam ser aplicados mais rigorosamente, como disse a Thais.
Giovana,
ResponderExcluirÉ claro, os EUA são a maior potência mundial e um país capitalista que quer que sua população consuma cada vez mais, impõe propagandas que tem mensagens subliminares e prometem sensações que não estão, de fato, embutidas no produto, como aprendemos com a Mônica.
Não acredito que os EUA sejam encarados como os mocinhos da história, cada vez mais vemos pressões por parte das outras nações, especialmente se tratando de medidas para a preservação do meio ambiente. Mas, já que todo o resto depende dele, medidas bruscas para fazer com que tais medidas sejam colocadas em pratica não acontecem.
E o Brasil faz isso igualmente, porém, em menor escala, já que não é um país tão influente, digamos assim. O que você acha que falta na populção mundial para não cair nas garras das grandes corporações?
Eu gostaria de pedir a todos que assinem os comentários. Não poderei aceitar os anônimos. Fica difícil manter a discussão assim.
ResponderExcluirOutra coisa: os comentários são individuais, não são em grupo.
Obrigada. Bjs
Mônica
Anônimo,
ResponderExcluirPelo que vejo, então, concorda comigo, não é?
E a pergunta que fez, "O que você acha que falta na populção mundial para não cair nas garras das grandes corporações?", sinceramente, a população dos países pobres já caíram nas grandes corporações mundiais. O certo é que cada país tivesse, no mínimo, industrias de base para abastecer a população... Contudo, na sociedade que nós vivemos, isso já deveria ter feito antes e agora (eu acho) é mais dificil. Tudo que a gente usa (desde o carro, a marca de roupa, o restaurante, computador) são de multinacionais, vai ser mais complicado usarmos um produto de empresa brasileira, a concorrência internacional acaba com as empresas nacionais, como estudamos em História, Geografia e Ciências. É uma pena. Cada tempo que passa, aumenta a diferença entre os países ricos e os pobres... E muita gente finge que "não sabe de nada" e, como vc mesmo disse, "especialmente se tratando de medidas para a preservação do meio ambiente".
Acho que é tudo. Obrigada mais uma vez a comentar no nosso blog.
Giovana
sanduichi ichi ichi
ResponderExcluirAdorei o trabalho de vcs,queria saber vcs fizeram sozinhas ou tiveram ajuda de algum adulto?
ResponderExcluire como vcs faram para divulgar mais esse trabalhao
Bom trabalho
O trabalho que nós fizemos foi em grupo, porém com auxilio da professora Mônica (ciencias) e da professora Rosana (portugues).
ResponderExcluirE para divulgar o trabalho, bem, nós já temos esse blog (que é uma forma de divulgação)
obrigada