sexta-feira, 13 de agosto de 2010

As consequências das caçadas

A moda de transformar animais em casaco é do século XIX. Os vestidos de festa cobriam pouco o corpo das mulheres e eram insuficientes para enfrentar o rigoroso inverno europeu. Para cobrir os ombros, as senhoras da sociedade começaram a usar peles macias de animais como raposas, martas, lebres, chinchilas e visons. As peles eram reluzentes e combinavam com o estilo de tecidos nobres usados naquela época. O habito de usar peles teve seu auge no século XX, levando a uma matança dos animais, até a sua quase extinção.
Pensando neste assunto, nosso grupo resolveu investigar as etapas do processo de produção dos casacos de pele e o trato com os animais e relacionar com o Congresso de Biodiversidades, especialmente o subtema três, que aborda a interferência do ser humano na biodiversidade local, nesse caso representado pela matança dos animais, levando as alterações nos diversos ecossistemas.
A biodiversidade sofre influencia das atividades humanas como a extinção de seres vivos, (animais mortos para confecção de casacos). Segundo o autor Marcelo L. Rakssar “o futuro das sociedades humanas é decidido pelas respostas que são dadas aos desastres ambientais e sua capacidade de consumo de recursos naturais sem o seu esgotamento”.
Para a confecção de apenas um casaco de pele de boa qualidade, cujas manchas combinem em forma e em cor é necessário o sacrifício de dezenas de animais, tornando a moda à inimiga dos animais e consequentemente da biodiversidade. A extinção de apenas uma espécie de animal pode alterar um ecossistema e a sua cadeia alimentar.
Uma solução ao problema apresentado foi a proibição da venda de produtos decorrentes da morte de animais como na Costa do Marfim, em Senegal, Uganda e no Canadá, além da substituição por casacos produzidos apartir de fibras artificiais, ou seja, fibras produzidas pelos humanos, que conduzem menos eletricidade e não prejudicam a biodiversidade, sendo a melhor opção.
Assim, a biodiversidade tem que ser cuidada nas diversas formas de preservação, devendo ser uma preocupação constante de qualquer pessoa, instituição e religião. 

3 comentários:

  1. Nossa, gostei muito do texto! Ficou demais. Muito melhor. Quer ver? Está muito bem situado, aprendi com vcs de onde vem o hábito de usar os casacos de pele e que isso já foi até proibido em alguns países ( talvez essa informação pudesse ficar no 1o parag. junto, pois está situando também).Está bem justificada a inclusão no subtema.
    Qual é exatamente a pergunta: se o processo de produção gera sofrimento para os animais? Se hoje ele ainda interfere na extinção ( após a proibição ou fiscalização)?
    Acho que ainda não é necessário colocar respostas, soluções, propostas. Vai aparecer no desenvolvimento, quando a pergunta estiver determinada.
    Assim que tiverem a pergunta, vou orientar a escolha das palavras-chave para a pesquisa.
    Parabéns.Bjs
    Mônica

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Mônica,
    nosso grupo decidiu a pergunta,iremos mostrar para voce na proxima aula.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Na sala é mais difícil para dar atenção especial. Vamos discutindo por aqui . Podemos conversar com calma e vou trocando dicas e dúvidas.
    Bjinhos

    ResponderExcluir