terça-feira, 31 de agosto de 2010

A consequência das caçadas

É inevitável a preocupação, em relação aos animais, quando falamos na produção de um casaco de pele, só para estar na moda ou para a elevação do status social da pessoa que o utiliza. Pensando neste assunto, nosso grupo resolveu investigar as etapas do processo de produção dos casacos de pele e o trato com os animais e relacionar com o Congresso Virtual Interdisciplinar Marista de Biodiversidades, especialmente o subtema três, que aborda a interferência do ser humano na biodiversidade local, nesse caso representado pela matança dos animais, levando as alterações nos diversos ecossistemas.
O uso e produção desse tipo de casaco originou-se na Europa, no século XIX. Decorrente do rigoroso inverno europeu, as mulheres sentiam necessidade de se aquecerem com as peles de animais, como coelhos, chinchilas, raposas, lebres e coiotes. No auge do século XX, aumentou o número de produção dos casacos de pele a consequentemente, o número de animais mortos. Desde aquela época até os dias de hoje, os humanos não têm controle da matança dos animais que prejudica o meio ambiente e até a cadeia alimentar. 
A biodiversidade sofre influencia das atividades humanas como a extinção de seres vivos, (animais mortos para confecção de casacos). Segundo o autor Marcelo L. Rakssa (quarta-feira, 2 de junho de 2010)“o futuro das sociedades humanas é decidido pelas respostas que são dadas aos desastres ambientais e sua capacidade de consumo de recursos naturais sem o seu esgotamento”, sendo assim, se continuarmos com a confecção desses casacos, não estaremos afetando somente a vida dos animas, mas também a dos próprios seres humanos.
Para a confecção de apenas um casaco de pele de boa qualidade, é necessário o sacrifício de dezenas de animais, tornando a moda à inimiga da biodiversidade. A extinção de apenas uma espécie de animal pode alterar um ecossistema e a sua cadeia alimentar.
Assim, a biodiversidade tem que ser cuidada nas diversas formas de preservação, devendo ser uma preocupação constante de qualquer pessoa, instituição e religião. 

2 comentários:

  1. É incrível como o texto de vcs têm melhorada a cada vez que escrevem. Está mais formal e a relação entre a descrição do tema e a proposta da pergunta está mais coerente.
    Parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Mônica!
    Ficamos feliz que nosso texto está melhorando...
    Obrigada por ler novamente!
    Beijos

    ResponderExcluir